mestre
uNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
23 e 24 de Agosto 2013
Pabblo Picasso
Jeune fille à La mandoline, Paris, 1910
ISSN 2176-459 x
A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES NOS
MOVIMENTOS SOCIAIS
Mônica Munizi
Palavras-chave: Movimentos sociais. Professores. Escola
Introdução
Este trabalho de pesquisa teve como finalidade a elaboração desta dissertação de mestrado que foi apresentada no curso de Postgrado da Universidad Americana em Asunción, com abordagem sobre o tema da participação do Professor nos movimentos sociais. Observase, neste estudo, que muitos destes professores, mesmo que trabalhando 40 horas na mesma comunidade, não participam de maneira efetiva nestes movimentos – alguns revelaram não se sentirem à vontade, outros não terem tempo.
Vale aqui ressaltar que a pesquisa foi efetuada em áreas carentes na cidade de
Salvador/Bahia – Brasil, e que muitas destas comunidades só se emanciparam através da força de mobilização implementada por estes movimentos. Destaca-se que o objeto deste estudo foram os aspectos da participação dos professores em movimentos sociais que contribuem para formação cidadã no bairro onde atuam: Mata Escura e Fazenda Coutos.
O fato dessa pesquisadora fazer parte de movimentos sociais em diversas frentes, tanto na área sindical quanto em movimentos de bairro, em muito colaborou para a reflexão sobre a importância da participação destes profissionais que deveriam ser os incentivadores desses movimentos e da emancipação da comunidade. Sempre se questionou a respeito de quantos professores trabalham num local e não se envolvem com as situações-problema ali diagnosticadas? Entende-se que nem sempre é por falta de vontade, mas por força de circunstâncias maiores.
2
Sendo profissional da educação vejo que este papel de engajamento junto à comunidade em que trabalha é de extrema importância, portanto a educação é a peça fundamental para a transformação das pessoas. Cabe aqui refletir como fazer essa