Trabalho de quimica
Identifique quais os gases que compõem a atmosfera e suas respectivas concentrações (porcentagem no ar). Descreva pelo menos uma aplicação de casa gás.
Resposta:
A análise de uma amostra de ar colhida ao nível do mar acusa em média, a seguinte composição percentual:
Nitrogênio (N2)- 78,084%, Oxigênio (O2)- 20,948%%, Argônio (Ar)- 0,934%, Gás carbônico (CO2)- 0,031%, Neônio (NE)- 0,001818%, Hélio (HE)- 0,000524%, Metano (CH4)- 0,0002%, Criptônio (Kr)- 0,000114%, Hidrogênio (H2)- 0,00005%, Xenônio (XE)- 0,0000087%. Também há traços de óxido de nitrogênio (NO, NO2, N2O), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), amônia (NH3), dióxido de enxofre (SO2) e sulfeto de hidrogênio (H2S).
Aplicações dos gases:
Nitrogênio: Sendo um gás inerte, tem utilização garantida na fabricação de aço e semicondutores, na indústria química, entre outros.
Oxigênio: É utilizado em todos os campos da indústria e pesquisa; na fabricação de aço; solda corte e produtos químicos; no tratamento de esgoto; em tratamentos médicos; fabricação de vidros; papel e até como gás oxidante para combustível de foguetes.
Argônio: Na medicina é utilizado em forma de laser em cirurgias; devido a sua ação anticorrosiva é aplicado em lâmpadas incandescentes, para evitar a corrosão do filamento de tungstênio. Gás carbônico: É usado comercialmente em algumas bebidas, e também em extintores de incêndio.
Neônio: É muito útil em laboratório na forma de detector de íons; quando misturado com argônio dá origem a válvulas para raio-x; nos sensores ultra-sensíveis de infravermelho na forma líquida; etc.
Hélio: É um gás monoatômico usado em indústrias de alta tecnologia, como na fabricação de semicondutores, soldas especiais e no enchimento de balões.
Metano: É chamado de biogás e usado como combustível de veículos e nas indústrias (nas caldeiras).
Criptônio: É