Trabalho De Quimica Inteiro
TECNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO COM ENSINO MÉDIO
GABRIEL NUNES MILAGRE
MIGUEL ALMEIDA CARLINI
GABRIEL TEIXEIRA DA ROCHA
RADIOATIVIDADE
VITÓRIA-ES
2015
GABRIEL NUNES MILAGRE
MIGUEL ALMEIDA CARLINI
GABRIEL TEIXEIRA DA ROCHA
RADIAÇÃO
HISTÓRICO, TIPOS E
Trabalho acadêmico referente a matéria curricular “Química”, à ser apresentado ao professor da mesma, tendo como objetivo expor os conhecimentos obtidos, bem como adquirir pontuação, em vista da aprovação na referida matéria.
Orientador: Prof. Breno Lima Rodriguez
VITÓRIA
2015
Introdução
Em 1896, o francês Henri Becquerel descobriu a radioatividade, ele estudava os efeitos da luz solar sobre determinados materiais fluorescentes, como o minério de urânio. À espera da melhora do tempo, que se apresentava nublado, guardou a amostra do minério numa gaveta. Ao retirá-la, alguns dias mais tarde, Becquerel observou que a pedra havia emitido radiações mesmo no escuro e obteve a primeira prova da existência da radioatividade natural.
Radioatividade é a propriedade que alguns tipos de átomos instáveis apresentam de emitir energia e partículas subatômicas, o que se convenciona chamar de decaimento radioativo ou desintegração nuclear. As teorias físicas modernas atribuem a origem da radioatividade a um grau de instabilidade interna do átomo (nuclídeo pai), que ao se converter em outro átomo (nuclídeo filho) alcança maior estabilidade.
Sumário
Histórico da radioatividade...............................................................................................1
Emissões