Trabalho
Introdução
Neste trabalho será apresentado as leis das combinações químicas e como o estudo da química iniciou com estas leis. Sabe-se que esse estudo foi descoberto relações entre as quantidades das substancias participantes da reação.
Lei das Combinações Químicas
As equações químicas
Uma equação química é dividida em 2 partes. Primeira parte são os reagentes e na segunda parte os produtos. Entre eles coloca-se uma seta e a cabeça sempre aponta para o produto.
Reagentes → Produtos
De uma equação química pode-se obter várias informações, como o número de átomos que participam na reação, as substancias que interagem e seus estados de acomulação e as relações entre as quantidades das substancias participantes.
Todas as equações químicas devem ser ajustadas.
Lei de Lavoisier ou Lei de Conservação de Massa
Se uma reação química não é mais que a reorganização de uma série de átomos que já estavam presente antes da reação acontecer, o número de átomos, antes e depois da transformação deve ser o mesmo.
Antoine Lavoisier (1743 – 1794), químico francês, fez vários experimentos com várias reações determinando as massas dos reagentes e produtos. O resultado desses experimentos foi a lei que tem o seu nome:
Lei de Lavoiser: em uma reação química, a massa se conserva.
Isso significa que a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.
Lei de Proust ou Lei das Proporções Definidas
Joseph Louis Proust (1754 – 1826), um químico também francês, em 1799, demonstrou que nas reações químicas, a relação entre as massas das substancias reagentes era sempre a mesma. E essa reação não dependia do método de trabalho utilizado no laboratório. A lei de Proust ou lei das proporções definidas pode ser enunciada como:
Lei de Proust: os reagentes que participam de uma reação química o fazem sempre em uma proporção determinada.
Lei de Dalton ou Lei das Proporções Múltiplas
Dois elementos podem reagir e formar compostos