trabalho de quimica combustivel
EM
QUÍMICA
H. Mercedes Villullas, Edson A. Ticianelli e Ernesto R. González
L
Célula a combustível, geração de energia, células galvânicas
L
Uma das principais forças motivadoras da pesquisa científica e tecnológica é procurar soluções para os problemas que afetam a sociedade, como, por exemplo, a geração de energia. Este artigo define o que são as células a combustível, discute de forma resumida os princípios que determinam o seu funcionamento e apresenta alguns dos mais recentes progressos nas suas aplicações.
Recebido em 3/12/01, aceito em 22/4/02
28
A
produção de energia elétrica vem se tornando um dos aspectos mais cruciais da sociedade moderna. Quando se fala em energia elétrica, costuma-se pensar nas grandes hidrelétricas, que produzem milhares de megawatts, e nas grandes redes de distribuição de energia. Mas, igualmente importante é a energia elétrica produzida por pequenas pilhas e baterias, que acionam equipamentos portáteis, às vezes muito pequenos, como, por exemplo, os relógios de pulso.
O crescimento da produção de energia elétrica ao longo dos tempos tem auxiliado grandemente o progresso da humanidade, mas também tem criado uma séria preocupação, mais evidente em anos recentes: o prejuízo ao meio ambiente.
Nos próximos anos, uma nova tecnologia de geração limpa de energia elétrica deve ganhar espaço para uso em veículos e estações geradoras de energia em residências, hospitais e pequenas indústrias. É a tecnologia das células a combustível (também conhecidas como pilhas a combustível), dispositivos
silenciosos que transformam energia química em energia elétrica sem causar danos ao ambiente.
e, assim, a reação total resulta n2O + n1R → n2P1 + n1P2
(3)
De forma geral, as reações químicas podem ou não ser espontâneas,
Um sistema eletroquímico prático, dependendo da variação de energia de na forma mais simples, é constituído
Gibbs (∆G) associada à reação total por dois