Trabalho de questões sobre macroeconomia.
Entender o funcionamento das instituições financeiras no Brasil exige sobretudo uma análise histórica de todo o cenário macroeconômico que antecedeu o processo de estabilização econômica.
O Brasil era um país onde os bancos tinham uma estrutura administrativa com grandes custos cercados por riscos de suas próprias atividades,porque eram instituições altamente endividadas e com enormes números de inflação.
O Plano Real foi um sucesso em relação ao controle da inflação. O país deixou de vivenciar taxas de inflação de quatro dígitos ao ano para conviver com taxas de um dígito ao ano e os benefícios da queda da inflação foram inúmeros.
O desaparecimento do imposto inflacionário, que incidia de forma mais vigorosa sobre os mais pobres, possibilitou uma melhoria da renda das camadas menos favorecidas no momento da estabilização. Além disso, a queda da inflação possibilitou aos agentes econômicos planejarem suas contas com mais precisão e segurança, permitindo uma alocação mais racional da renda, facilitando o planejamento de compras a prazo.
2- Porque/de que forma esse ambiente influenciou ou contribuiu para a crise bancaria de importantes instituições como Bamerindus e Nacional
A quebra dos bancos foi atribuída às mudanças trazidas pela atividade bancária pelo êxito do programa de estabilização no caso o Plano Real.
Na raiz dos problemas estaria o forte aumento da oferta de crédito para compensar as perdas das receitas propiciadas pela alta inflação.O salto da inadimplência teria então abalado os bancos por terem expandido com muita rapidez e agressividade após a queda da inflação.
Mas a queda dos bancos não pode ser apenas atribuída ao aumento do credito após a queda da inflação,ao contrario do que se afirmam os problemas herdados dos anos anteriores ao plano real