Trabalho Engenharia Econ Mica
MACROECONOMIA E MICROECONOMIA
2015
INTRODUÇÃO
Segundo Vasconcellos (2000 p.15), a economia trata-se de uma ciência social já que o objetivo é atender às necessidades humanas, e as questões da escassez que quer dizer como economizar.
Com o crescimento populacional, as pessoas estão querendo ter melhoria de padrão de vida e evolução tecnológicas.
Se não houvesse necessidades de recursos, ou se todos os bens fossem livres, não precisaria estudar questões como: desemprego, inflação, etc.
A teoria econômica retrata um só conhecimento, mas com intuito e diferentes maneiras de abordagem. Pode-se ser dividido em duas formas: Microeconomia e Macroeconomia, elas estudam várias questões econômicas que tem ocorrido nos tempos de hoje.
Será discutido no decorrer deste trabalho, qual as diferenças entre as duas e suas características.
1.0. DIFERENÇA ENTRE MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.
A microeconomia é o ramo da Teoria Econômica que trata-se do comportamento dos consumidores, das empresas e dos mercados ao qual interagem, esses agentes podem ser chamados como agentes consumidores, eles são abordados individualmente.
A microeconomia tem preocupação de analisar o mercado onde ocorre a formação de preços de diversos produtos e serviços, preços ditados simultâneos da oferta e demanda, ela não tem sua focalização específica na empresa mas sim no mercado ao qual as empresas e os consumidores interagem. Para fazer essa análise existe 5 grandes teorias que fornecem a base para a operação eficiente dos agentes e visam definir as ações que permitirão obterem sucessos. As teorias são: Teoria da Demanda; Teoria da Oferta; Análise das estruturas de mercado; Teoria do equilíbrio geral e bem-estar e Imperfeições de Mercado.
A macroeconomia estuda os agentes consumidores como um todo, oferece uma visão global de aspectos que os envolvem. Ela enfatiza a economia como se fosse organizada por uma parte real e uma parte monetária, são