trabalho de Psiquiatria
ALEXANDRE DEPOLLO FERREIRA
DEVSON ANTONIO PORTO NOGUEIRA
VINICIUS TOREZANI
WANDER PORTO DA SILVA
MECÂNICA TÉCNICA
“Ferro Fundido”
Vitória – 25 de Setembro de 2006
Introdução
O ferro é um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel (NiFe). Este ferro está em uma temperatura muito acima da temperatura de Curie do ferro, dessa forma, o núcleo da Terra não é ferromagnético.
O ferro tem sido historicamente importante, e um período da história recebeu o nome de Idade do ferro.
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
Definição
É o termo genérico utilizado para as ligas Ferro-Carbono nas quais o conteúdo de Carbono excede o seu limite de solubilidade na Austenita na temperatura do eutéctico. A maioria dos ferros-fundidos contém no mínimo 2% de carbono, mais silício (entre 1 e 3%) e enxofre, podendo ou não haver outros elementos de liga. São em geral produzidos a partir do ferro-gusa refundido e sucatas, mediante procedimentos e etapas para reduzir teores de elementos indesejáveis como fósforo e enxofre.
Na linguagem do dia-a-dia, a expressão "ferro fundido" é associada ao ferro fundido cinzento, que é o mais antigo tipo conhecido e produzido. Assim, uma característica desse tipo (resistente mas quebradiço) é às vezes considerada válida para todos os ferros fundidos, o que não tem fundamento. Há tipos com propriedades mecânicas completamente diversas.
Características principais
É um metal maleável, tenaz, de coloração cinza prateado apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético a temperatura ambiente, assim como o Níquel