Trabalho de psicologia
1 INTRODUÇÃO/ TRABALHO EM GRUPO DE PSICOLOGIA
A energia é elemento essencial para a sobrevivência. Com ela o ser humano desenvolveu novas técnicas de trabalho (inicialmente a tração animal), manipulou o fogo (preparo de alimentos, iluminação e calor), construiu obras impressionantes, estimulou o crescimento econômico, acelerou o processo de industrialização, fez expandir a rede de transportes (veículos, aviões, trens, navios, etc.), maximizou a evolução tecnológica e científica e inclusive integrando as informações, ao mesmo tempo difundindo o processo de globalização.
Nessa perspectiva, o petróleo como fonte energética foi introduzido de maneira massiva, pois este desdobra inúmeras empregabilidades inerentes à satisfação dos avanços técnicos-científicos, e necessidades dos bens materiais (combustível, calçados, bolsas, matéria-prima, entre outros artefatos) pela sociedade como um todo. Em contrapartida essas aplicações cotidianas estarão limitadas em um futuro próximo, pois o petróleo é uma fonte irrenovável.
Assim, podem-se elencar algumas indagações sobre o mesmo: o que fazer quando o petróleo acabar? A terra estará comprometida (ambientalmente) com o intenso uso deste?
2 O PETRÓLEO COMO FONTE ENERGÉTICA
Desde que o petróleo foi descoberto, tornou-se instrumento indispensável à produção de energia e artefatos diversos para o consumo de todos integrantes de uma sociedade capitalista inseridos em panorama global. Como fonte energética é empregada como combustível, produção de eletricidade, propulsão para o funcionamento de máquinas e motores, etc.
Além de predominante no setor de transportes, o petróleo ainda é o principal responsável pela geração de energia elétrica em diversos países do mundo. Apesar da expansão recente da hidroeletricidade e da diversificação das fontes de geração de energia elétrica verificadas nas últimas décadas, o petróleo ainda é