Trabalho de Psicologia
A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia.
Desenvolvida por Chrinstiam von Ehrenfels, filósofo e psicólogo, a Psicologia da Gestalt estuda as sensações (dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico).
Existem dois processos distintos na percepção sensorial: um, a sensação que corresponde à pura percepção física dos elementos de uma configuração (o formato de uma imagem ou as notas de uma música), que é particular do objeto percebido; e o outro, a percepção, que seria representação mental através do qual os elementos, agrupados, excitam áreas do cérebro e adquirem sentido (a forma visual ou a melodia da música), que já é particular do trabalho mental do homem. Um dos objetivos principais da percepção é obter uma “fixação” precisa do mundo, assim uns podem perceber a figura, outros o fundo. Este movimento senso-perceptivo depende da “compreensão” do todo da figura. Nossa Organização Perceptiva busca sempre um equilíbrio, o que a Gestalt chama de “LEI DA PREGNÂNCIA” As figuras são vistas de um modo tão “bom” quanto possível, sob as condições do estímulo.
A boa figura é uma figura estável Perls é um de seus representanres e defende outras teorias psicológicas: •Proximidade – os elementos próximos no tempo ou no espaço tendem a ser percebidos juntos. Ex: 3 pares •Similaridade - Sendo as outras condições iguais, os elementos semelhantes tendem a ser vistos como pertencentes à mesma estrutura. •Direção - Tendemos a ver as figuras de maneira tal que a direção continue de um modo fluido Para Gestalt é fundamental a autopercepção presente e imediata que o indivíduo tem de seu meio. Os neuróticos são incapazes de viver no presente pois carregam cronicamente consigo situações inacabadas, o que Perls chamou de (gestalten incompleta). Sua atenção