Trabalho de Psicologia Social
Tema: Resenhas e texto crítico sobre preconceito e discriminação: Aids
Disciplina: Psicologia Social
Curso Superior de Psicologia
Trabalho apresentado no Curso Superior de Psicologia da UNIP
Prof. Ana Claudia
SÃO PAULO
2014
Resenhas
Bibliografia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003489102008000800010&lng=pt&nrm=iso Rev. Saúde Pública v42 supl.1 São Paulo jun 2008
Sandra Garcia; Mitti Syako Hara Koyama, Grupo de estudos em população sexualidade e AIDS
Estigma, discriminação e HIV/Aids no contexto brasileiro, 1998 e 2005
O artigo tenta nos mostrar os momentos onde o preconceito aparece, quando falamos do HIV.
Estudos informam que por conta da discriminação existente, é cada vez menor a procura para realização do teste e até mesmo a busca pelo tratamento.
O surgimento do preconceito ou discriminação contra os infectados, pode ser explicado através da história da doença, que surgiu nos anos 80. Foi associada a grupos específicos (gays, profissionais do sexo e usuários de drogas injetáveis) e divulgada pela mídia como fatal e aterrorizante. Com isso, houve a desvalorização das pessoas soropositivas.
Temos a discriminação individual, quando a pessoa se esconde e a coletiva, que é em locais públicos.
Podemos afirmar que trata-se de algo cultural e social, que permite diferenças entre as pessoas e a insegurança ou falta de informação.
Para melhoria neste tema, a mídia deve manter informações seguras sobre a doença, não trazendo apenas riscos, mas informando sobre o tratamento e expectativa de vida. Dessa forma, mais pessoas tem conhecimento e poderão conviver com soropositivos sem preconceitos ou discriminação.
Bibliografia: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s008062342012000300026&ing=pt&nrm=iso Rev.esc.enferm.Usp vol46.3 São Paulo jun. 2012
Juliana Gomes de Freitas; Marli Terezinha Gimeniz Galvão; Maria Fatima
Maciel Araujo; Enia Costa; Ivana