Trabalho de Psicologia do Trabalho I
Nível Médio em Segurança no Trabalho
Trabalho de Psicologia do Trabalho Módulo I
Luiz Otávio Franco
Ano: 2013
INTRODUÇÃO
Os transtornos mentais são definidos por alterações no desempenho familiar, social, pessoal, escolar e profissional, na compreensão dos outros e de si, na possibilidade de autocrítica, na obtenção de prazer na vida em vários setores e na tolerância dos problemas do cotidiano.
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil - OMS (2001, p. 161) a contribuição do trabalho para as alterações da saúde mental das pessoas dá-se a partir de ampla gama de aspectos: fatores pontuais, como a exposição a um determinado agente tóxico; a complexa articulação de fatores relativos à organização do trabalho, como a divisão e parcelamento das tarefas; as políticas de gerenciamento das pessoas e a estrutura hierárquica organizacional. Os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho resultam de contextos de trabalho em interação com o corpo e aparato psíquico dos trabalhadores.
Pode-se entender estresse associado ao trabalho como conjunto de perturbações psicológicas ou sofrimento psíquico, relacionado a experiências no trabalho. Nesse sentido, define-se estresse ocupacional como um problema de natureza perceptiva, resultante da incapacidade em lidar com as fontes de pressão no trabalho.
Esse tipo de estresse ocorre quando o trabalhador tem a percepção de sua inabilidade para atender as demandas solicitadas pelo trabalho, causando sofrimento, mal-estar e um sentimento de incapacidade para enfrentá-las.
Para o desenvolvimento deste trabalho, será apresentado um caso hipotético de acidente de trabalho sofrido por um Colaborador do setor Vendas Internas/Externas de determinada empresa, onde este, por mudanças organizacionais/financeiras da empresa, ficasse sob estresse ocupacional.
Ao longo do trabalho serão avaliadas as condições ambientais a que se mantinha