Resumo Psi industrial e oragnizacional Lilian e Fabio

1452 palavras 6 páginas
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC

LILIAN DE OLIVEIRA SILVA

RESUMO DO BLOCO II EMPREENDEDORISMO

ITABUNA
2015
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – FTC

LILIAN DE OLIVEIRA SILVA

Trabalho apresentado á disciplina Psicologia Organizacional sob orientação da professora Suely Ribeiro como requisito parcial para obtenção de nota no curso de graduação em Psicologia VII Semestre, na Faculdade de Tecnologia e Ciências.

ITABUNA
2015
Resumo:
Introdução à psicologia Industrial/Organizacional
A psicologia engloba áreas de especialização que estuda tudo, desde a percepção e a sensação até as funções cerebrais. A psicologia é o estudo cientifico do comportamento e dos processos mentais. Quando os psicólogos estudam o comportamento e os processos mentais, devem usar métodos de pesquisa sistemático e exatos.
Os princípios da psicologia I/O aplicam-se a hospitais, escolas, instituições militares e instituições beneficentes, assim como a fabricas e lojas.
Dentro da psicologia I/O, existem três áreas de especialização.
A psicologia de pessoa é a psicologia que lida com o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargo de pessoal. Os psicólogos dessa área frequentemente trabalham em departamentos de recursos humanos. Em outros setores podem ajudar a desenvolver programas para aumentar a motivação e satisfação no trabalho e para reduzir o estresse. Embora a organização com um todo se beneficie com esse programa, o foco é o empregado individualmente.
Na psicologia organizacional, o foco recai nas influencias do grupo sobre os empregados considerados individualmente. Os psicólogos dessa área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisões em grupo. O psicólogo dessa área atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado

Relacionados