TRABALHO DE SOCIOLOGIA
O presente estudo irá tratar de estudos sociológicos, senso comum x conhecimento científico, seus aspectos históricos e sua influencia na sociedade ao longo do tempo, sua importância nos diversos campos da atividade humana e a primeira forma de pensamento social, o Positivismo. O Senso comum é o que o indivíduo adquire ao longo da vida de acordo com a cultura da qual está inserida, aprende o que sabe e acredita no que acredita, não porque assim nasceu, mas porque assim se tornou de acordo com decorrer dos dias inserido em determinada sociedade. O conhecimento adquirido através do senso comum é válido e aceito como verdadeiro no dia-a-dia, porém em contrapartida, o conhecimento científico vem para embasar ou contrariar, teorias de conhecimento comum, provando qual face de tais crenças é a verdadeira, através de pesquisas, experiências e métodos que tragam comprovações. A diferença entre senso comum e conhecimento científico será mais bem explicada no decorrer desse estudo. A sociologia pode ser aplicada em diversas áreas da sociedade, com o intuito de entender cada particularidade, e auxiliar na resolução das situações diversas da rotina.
O Positivismo foi a primeira corrente do pensamento sociológico, e seu objetivo era estudar as sociedades e o indivíduo, em uma tentativa de ilustrá-los cientificamente. Positivismo tem origem da palavra “positiva” que quer dizer certo, definitivo; e da palavra “cientificismo”, que traz a crença da dominação da razão. A presente pesquisa irá demonstrar todo o processo de desenvolvimento da teoria, suas aplicações e seus resultados e no que eles influenciaram os tempos posteriores.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO PELAS VIAS DO SENSO COMUM E CIENTÍFICO
O senso comum é o conhecimento adquirido ao longo da vida, através da cultura da qual a sociedade, ou o indivíduo está inserido. O conhecimento que se adquire ao longo dos anos, de acordo com a experiência de vida é repassado a diante. O maior