trabalho de projeto cientifico
A infecção hospitalar é um tema que cada vez mais preocupa a comunidade da saúde, devido às suas enumeras implicações, nomeadamente: aumento do tempo de internamento dos doentes e do seu sofrimento; despesas acrescidas para a instituição; aumento do número de horas necessárias de cuidados para os profissionais de Saúde. É neste contexto que as instituições tentam investir na prevenção de forma a diminuir as despesas humanas e materiais apostando fortemente na sua prevenção. Tendo em conta que este tema é bastante vasto vamos fazer uma pequena abordagem sobre o assunto deixando espaço para futuros artigos. Nós pretendemos identificar situações de risco e propor a forma correta de atuar.
Palavras - chave: Infecção, microrganismos, prevenção.
Introdução
Infecção Hospitalar (IH) é toda infecção adquirida pelo paciente após 48 horas de sua entrada no hospital ou quando o paciente recebe “alta” e, em seguida, desenvolve uma infecção, desde que tenha relação com a internação ou com o procedimento hospitalar realizado. Causas a IH é geralmente provocada pela própria flora bacteriana do paciente, que se desequilibra pelo estado de saúde, cujo mecanismo de defesa contra infecções fica debilitado. A infecção pode ser desencadeada pelo uso de procedimentos invasivos (soros, cateteres e cirurgias) ou pelo contato da flora do paciente com a flora bacteriana do hospital. A lavagem das mãos é a arma mais importante e econômica na prevenção das infecções hospitalares, ela impede que microrganismo presentes nas mãos sejam transferidos pra o paciente. Vamo-nos debruçar na sensibilização da comunidade da saúde ao longo deste artigo e tentar transmitir algumas considerações que certamente serão úteis no desempenho deste profissionais.
Processo infeccioso
Podemos definir a infecção como uma invasão por microrganismos nocivos que ultrapassem a capacidade de reação do organismo afetado,