trabalho de praticas
Contínua- acontece ao longo das nossas vidas;
Gradativa- as situações novas vão se complexando e sempre envolvem as situações já aprendidas;
Dinâmica- as experiências se reorganizam e tudo recomeça.
Etapas do processo de aprendizagem
Motivação
Sabemos que o ser tem muitas necessidades e não pode satisfazer todas elas. Então ele prioriza e, dependendo da força dos motivos, ele dirige sua aprendizagem.
Objetivo
Nessa etapa muito importante que os objetivos do aluno e do professor se harmonizem, senão cada um seguirá caminhos diferentes.
Prontidão
Exemplo: uma criança de 4 meses não está pronta para andar. Sua evolução motora não permite tal feito.
Esta preparação ou prontidão deve ser respeitada pelos pais e professores.
É de Rousseau a frase: “Respeitai a infância... A natureza quer que as crianças seja, crianças, antes de serem homens”.
Dificuldade
Qualquer que seja a dificuldade, vai gerar frustrações e tensão; consequentemente o aluno vai procurar mais intensidade a realização do seu objetivo.
Exemplo: Certa vez tínhamos uma cenografia para apresentar num evento. O professor de Educação Física estava muito preocupado com um aluno que não conseguia aprender a sequência da cenografia. O que ele fez? Colocou o menino como um tocador de trombeta que anunciaria a entrada dos colegas fantasiados de guardas romanos.
O professor deve estar atento aos obstáculos que aparecem e orientar os alunos na transposição dos mesmos.
Respostas
Vencida a dificuldade, o caminho para atingir o objetivo está aberto e a sua ação culminará numa resposta. Apesar das variações de comportamento e ações, ele persiste na realização ou satisfação de suas necessidades.
Reforço
Exemplo: O bebê quer colo e a mãe não o satisfaz. Ele chora insistentemente. A mãe acaba fazendo o que ele quer. Da próxima vez que quiser ganhar o colo, o procedimento será