Trabalho de português
Gregório de Matos Guerra
SP
2014
Marília Brito nº28 1ºC
Luís de Camões
Gregório de Matos Guerra
Trabalho para a disciplina de
Português da E.E. Profº Adelaide
Ferraz de Oliveira, professora Lígia.
SP
2014
Índice
Introdução 3
Luís de Camões 4
Gregório de Matos Guerra 5
Conclusão 7
Fonte 8
Introdução
Camões nasceu em 1524, foi notável em sua época e continua sendo. Escreveu várias obras, a mais famosa “Os Lusíadas”, poema épico que narra os grandes feitos dos portugueses.
Gregório de Matos foi um poeta brasileiro. A figura mais importante da época colonial. O maior poeta do barroco brasileiro. Por suas críticas à sociedade baiana, recebeu o apelido de "Boca do Inferno".
3
Conclusão
Gregório e Luís foram grandes poetas, um sendo brasileiro e o outro português. Luís de Camões foi o grande nome do Classicismo Português. Escreveu poemas épicos, sendo Os Lusíadas como o seu principal, poesias líricas, peças teatrais e sonetos. Teve uma vida conturbada e serviu Portugal, onde perdeu seu olho direito em uma das guerras. Foi preso e exilado de Portugal por 17 anos, onde escreveu o sua obra-prima (Os Lusíadas) que foi dedicada a D. Sebastião. O poeta morreu pobre e até hoje inspira muitas pessoas. Considerado o primeiro poeta brasileiro, nascido na Bahia, Gregório de Matos estudou Direito em Portugal, no Colégio dos Jesuítas e exerceu por pouco tempo a sua profissão. Escreveu poesias líricas, religiosas e bíblicas, mas as suas principais obras foram as sátiras, onde criticou a sociedade de sua época e por isso foi apelidado de “Boca do Inferno”. Veio a falecer em Recife.
7
Fonte