Trabalho de Português - Brás Cubas
- MADSON - (VIDEO E VOZ)
Joaquim Maria Machado de Assis, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, foi autor de várias obras conhecidas e consagradas pela população, eleito fundador da cadeira de número 23 na Academia Brasileira de Letras, considerado o escritor do século, Machado de Assis como assim gostara de ser chamado, escreveu ao nosso olhar, uma de suas maiores obras, um romance cheio de metáforas e linguagens cultas da era antiga: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, desenvolvido em princípio como folhetim de 1880 na Revista Brasileira, para, no ano seguinte, ser publicado como livro, pela então Tipografia Nacional.
BIOGRAFIA DO AUTOR
- GABRIEL -
Joaquim Maria Machado de Assis, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perdeu a mãe muito cedo e foi criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedicou ao menino e o matriculou na escola pública, única que o autodidata Machado de Assis freqüentava.
De saúde frágil, epilético e gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiras lições de Francês.
Aos 16 anos, Machadinho, como era chamado, publicou seu primeiro trabalho literário, o poema “ELA”, na revista Marmota Fluminense.
Com 17 anos, conseguiu emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e começou a escrever durante o tempo livre.
Em 1859, tornou-se revisor da imprensa e colaborava com o jornal Correio Mercantil.
Seu primeiro livro foi impresso em 1861, com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor.
A partir