TRABALHO DE PORTUGUES
Neste trabalho abordaremos sobre o texto dramático sendo ele um dos de géneros do texto literário, falaremos também das suas categorias, características, falaremos da sua estrutura interna e externa, dos tipos de caracterização, das suas categorias, falaremos também as formas em que se apresentam um texto dramático, etc.
Serve, com frequência, o teatro, que tem como objectivo específico a representação e o espectáculo. Por isso o texto teatral obriga à concentração dos elementos essenciais do texto dramático em linhas de força que garantam um ritmo vivo e uma progressão capaz de prender a atenção do espectador. O teatro permite uma comunicação específica entre autor, actor e público; entre as personagens da obra; entre o palco e a plateia. O conflito ou o drama oferece-se à contemplação do espectador.
O texto dramático
O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação directa das personagens entre si e com os receptores do enunciado. O texto dramático privilegia a dinâmica do conflito, tentando representar as acções e reacções humanas, pela tragédia, pela comédia e pelo drama (propriamente dito), graças à presença das personagens.
O texto dramático, onde predomina a função apelativa da linguagem, ao exprimir o mundo exterior eobjectivo, recorre, em geral, à enunciação na segunda pessoa. E utiliza um discurso múltiplo e complexo, com os respectivos signos linguísticos, mas também com signos para linguísticos (entoação, voz...), expressão corporal, elementos de caracterização dos atores, ou mesmo elementos que se encontram fora do actor, como o espaço cénico e os efeitos sonoros.
Neste texto há presença de personagens, existe acção, há uma marcação cronológica dos acontecimentos, temos um espaço em que se desenrolam os acontecimentos, predominam algumas funções da linguagem é o caso da função apelativa, há que realçar que neste tipo de tem há ausência de narrador, etc.