PCC SEGUNDO SEMESTRE
1407826 FLÁVIO BATISTA NOGUEIRA
Práticas como componente curricular (pcc)
1 relatório das disciplinas:
1.1 Ciências sociais:
A participação ativa da população em decisões e debates, depende em muito do grau de conhecimento e capacidade de discernimento frente a situações conflituosas. O cidadão consciente dos seus deveres e cientes de seus direitos, com base numa formação sociológica eficaz, enfrenta e supera situações difíceis com maior facilidade. Problemas com o paradigma da convivência com o semiárido frente a seca é um exemplo claro de notável desta realidade.
1.2 Comunicação e expressão:
Formação metódica e sistemática nos termos e normas da língua portuguesa, com foco nos diferentes formatos de produções literárias, capacitam o cidadão a interpretação e intertextualização, até mesmo, de documentos oficiais e produções acadêmicas sobre os mecanismos de ação social utilizados nos ambientes problemáticos, como os vividos no semiárido brasileiro.
1.3 Prática de ensino observação e projetos:
A possibilidade de executar um trabalho de campo, observando a realidade e criando um projeto de ação concreto, mesmo que sem aplica-lo, garante-nos um grau eficaz de compreensão dos aspectos apresentados no artigo, à respeito do paradigma vivido pelos moradores do semiárido brasileiro e as reais dificuldades encontradas no planejamento e execução de projetos de soluções para os problemas advindos da seca.
1.4 Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem:
A observância dos diferentes níveis de desenvolvimento e formas de aprendizagem dos seres humanos remete-nos a forma como que os programas de ação social, em especial os de combate à seca, são produzidos: com intenções vergonhosas, de manter o necessitado na necessidade, fazendo-o escravo de um sistema que o sustenta e o mantém na miséria.
1.5 Geologia, geomorfologia, relevo terrestre e do brasil:
Conhecer a estrutura física e morfológica, entendendo os mecanismos de formação e mudanças