Trabalho De Politica Econ Mica
1) O que é efeito crowding out do gasto público e qual a sua implicação para política fiscal?
O efeito crowding out corresponde a uma redução no investimento e de outros componentes de despesa agregada sensíveis as taxas de juro. Esse efeito é justificado pelo ciclo do governo, quando aumenta os seus gastos (ou reduz impostos) ocorre, no curto prazo, um aumento da despesa agregada (e preços), pois o custo do dinheiro (taxas de juros) sobe. As taxas de juros podem aumentar também pela emissão de divida publica para financiar o aumento de despesa do governo, reduzindo o investimento. Essa redução de alguns componentes da despesa agregada, após o aumento das despesas publicas que é configurado o efeito crowding out. O efeito fiscal é oriundo da manutenção da arrecadação, a formação de superávit primário e o equilíbrio das contas publicas.
2) De acordo com a economia keynesiana, o aumento de que tipo de gasto público é eficiente para elevar o PIB? Por quê?
Os Keynesianos entendem que a ação do governo na economia é fundamental, com foco em mercados menos competitivos ou até mesmo inoperantes. No racional em que o governo deve prover o pleno emprego, através de uma economia aquecida independente da situação econômica macro.
Com as obras publicas o governo consegue gerar renda para os trabalhadores e toda a cadeia de insumos, fomentando a economia de uma maneira geral.
O investimento em infraestrutura e educação é fundamental para o crescimento da economia em médio prazo e o fortalecimento do PIB no longo prazo, os benefícios diretos, são: sensação de bem estar da população, melhores profissionais no futuro, entre outras ...
3) Em 2011, o Banco Central reduziu a SELIC e o Ministério da Fazenda se comprometeu a elevar o superávit primário em proporção ao PIB. No entanto, tal razão reduziu nos anos seguintes. O que teria acontecido se o Ministério da Fazenda tivesse levado a cabo tal determinação, e qual foi a consequência do seu