Trabalho de PMO
MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS
PROJECT OFFICE E NÍVEL DE MATURIDADE
IMPLANTAÇÃO DE PMO
ALBERTO SOARES OLIVEIRA
Prof. Marcantonio Giuseppe M. C. Fabra
Rio de janeiro, Maio de 2012.
Introdução
Em uma organização cuja suas principais metas sejam satisfazer a expectativa dos seus clientes em prazos, custos e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, é imprescindível a utilização das ferramentas e técnicas de gerência de projetos nas suas ações.
Integrar a aplicabilidade dos recursos disponíveis com o tempo determinado para a concepção dos objetos, sem deixar de produzir resultados satisfatórios aos seus investidores e interessados são tarefas que exigem apuração, monitoramento e acompanhamento constante dos processos.
Em se tratando da condução de uma série de projetos que se alinham na conquista de objetivos comuns, seguindo uma estratégia previamente definida e prioritária, as expectativas a serem atingidas ganham proporções maiores. Neste caso, as organizações necessitam não somente de ferramentas e técnicas, mas também capacitação, metodologia de trabalho, fiscalização ativa e indicadores criados de acordo com o universo a ser acompanhado. Motivadores à Implantação do PMO
Partindo do pressuposto que a implantação de um PMO deve partir da alta gestão da organização, a necessidade de se poder emitir uma visibilidade mais precisa quanto à saúde física e financeira do seu portfólio de projetos, pode ser considerada um dos grandes motivadores da implantação de um escritório de projetos.
A carência de informações precisas na tomada de decisão, além da necessidade de otimizar os seus recursos, faz com que constantemente os gestores das organizações busquem por indicadores que permitam uma avaliação quantitativa dos resultados gerados pelos seus projetos.
Constantemente, muitas organizações são surpreendidas com cenários nos quais são revelados que seus recursos não