Trabalho de pesquisa / discussão
1. Pesquise as diferenças existentes entre os cinco Níveis da Maturidade, dando detalhes e características de cada nível.
Dica: Os níveis são: INICIAL – GERENCIADO – DEFINIDO – GERENCIADO QUANTITATIVAMENTE – OTIMIZADO.
Nível de Maturidade 1: Inicial
A organização geralmente não fornece um ambiente estável para apoiar os processos. O sucesso nestas organizações depende da competência e heroísmo das pessoas e não da utilização de processos comprovados.
São caracterizadas por uma tendência a se comprometer além de sua capacidade de realização, abandonar os seus processos em tempo de crise, e ser incapaz de repetir seus sucessos.
Nível de Maturidade 2: Gerenciado
Os projetos têm garantido que os processos são planejados e executados de acordo com a política, os projetos contratam pessoas qualificadas que tenham recursos adequados para produzir saídas controladas.
Nível de maturidade 2 ajuda a garantir que as práticas existentes são mantidas durante os períodos de stress. Quando estas práticas estão no lugar, os projetos são executados e geridos de acordo com seus planos documentados.
Nível de Maturidade 3: Definido
No nível de maturidade 3, processos são bem caracterizados e compreendidos, e estão descritos em normas, procedimentos, ferramentas e métodos. O conjunto de processos padrão da organização, que é a base para o nível de maturidade 3, é estabelecido e melhorado ao longo do tempo. Estes processos padrão são utilizados para estabelecer a coerência em toda a organização.
Projetos estabelecem seus processos definidos pela customização do conjunto de processos padrão da organização de acordo com as diretrizes de customização.
Nível de Maturidade 4: Quantitativamente gerenciado
No nível 4, a organização e projetos estabelecem objetivos quantitativos para a qualidade e o desempenho do processo e utilizá-os como critérios na gestão de projetos. Objetivos quantitativos são baseados nas necessidades do cliente, os