Artigo acadêmico
O gênero artigo acadêmico serve como uma via de comunicação entre pesquisadores, profissionais, professores e alunos de graduação e pós-graduação. Na atualidade, o valor do conhecimento gerado na atividade de pesquisa é primordial para o avanço das várias profissões que compõem a sociedade contemporânea. A atividade de pesquisa está essencialmente ligada ao meio universitário, onde professores e alunos desenvolvem estudos avançados e pesquisas que, mais tarde, tornar-se-ão públicas por meio de apresentações em congressos, mas principalmente, por meio da publicação de trabalhos escritos em revistas especializadas. Esse conhecimento será gradativamente reescrito e recontextualizado na forma de informações simplificadas a serem publicadas em jornais e revistas de comunicação de massa para que o público em geral vá assimilando os avanços da ciência. (...)
Razões para se escrever um artigo
O artigo tem como objetivo básico reportar um estudo. No entanto, para que essa informação circule e tenha impacto na área de conhecimento, o leitor precisa estar convencido de que o estudo reportado tem relevância para a área do saber em que a pesquisa se inscreve (neurologia, botânica ou economia, por exemplo) e que tem adequação às práticas de pesquisa e de argumentação usadas nessa disciplina.
Para demonstrar isso, o autor descreve o estudo, expõe e avalia seus resultados, conclui e argumenta, utilizando as convenções próprias àquela área. Cada área tem uma cultura própria que se traduz em um objeto de estudo próprio (numa analogia rudimentar, pode-se dizer que o uso da linguagem é o objeto de estudo na área de Letras assim como a saúde na área de Odontologia). Isso resulta em modos particulares de construir objetivos e procedimentos, padrões para propor argumentos, maneiras de usar a linguagem (estilo e vocabulário técnico), de argumentar e de refletir sobre problemas na área. (...)
A seguir, veremos como iniciar a redação do artigo a