Trabalho de Pedologia sobre os solos do Brasil
CENTRO DAS CIENCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE – CCBS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA– DEA
CIÊNCIA DO SOLO I - PEDOLOGIA– 210400– A0
CAMILA BATISTA SANTOS
HELENA SANTOS PRIOR
CLASSE, CARACTERÍSTICAS E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICADOS SOLOS DO BRASIL
SÃO CRISTOVÃO
2013
CAMILA BATISTA SANTOS
HELENA SANTOS PRIOR
CLASSE, CARACTERÍSTICAS E DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICADOS SOLOS DO BRASIL
Trabalho solicitado pelo professor Alceu Pedrotti, referente à “Classe, Características e Distribuição Gergráfica dos Solos do Brasil” para a aquisição de nota parcial referente à avaliação da disciplina de Ciência do solo I - Pedologia, do curso de Zootecnia na Universidade Federal de Sergipe.
SÃO CRISTOVÃO
2013
Sumário
1. Introdução
O território brasileiro se caracteriza por uma grande diversidade de tipos de solos, correspondendo, diretamente, à intensidade de interação das diferentes formas e tipos de relevo, clima, material de origem, vegetação e organismos associados, os quais, por sua vez, condicionam diferentes processos formadores dos solos. A esta diversidade, deve-se a natureza de nosso país, suas potencialidades e limitações de uso e, em grande parte, às diferenças regionais no que se refere às diversas formas de ocupação, uso e desenvolvimento do território.
O Brasil é considerado um dos países com mais variedade agrícola, a fertilidade do solo é muito valorizada por agricultores do mundo inteiro.
Os tipos de solos variam de acordo com cada região do Brasil, pois fatores como o clima, localidade, cultura e muitos outros influenciam o tipo de solo de cada país, estado, cidade, etc.
2. Revisão Bibliográfica
A diversidade dos ecossistemas do território brasileiro é extremamente grande e os solos, que são parte integrante desse complexo de recursos naturais, também variam significativamente. Com base no Mapa de Solos