Trabalho de PEDAGOGIA
EMPRESARIAL
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relevância do trabalho do Orientador Escolar além dos muros escolares. A sociedade atual ampliou o campo de atuação do Orientador Educacional para outros ambientes, como instituições não-escolares, onde se constata a sua importância em todos os segmentos organizados da sociedade, tornando-o o elo que conduz ao relacionamento interpessoal, com possibilidade de reflexão crítica dos indivíduos, tornando-os aptos ao convívio em sociedade. Parte-se do pressuposto da instabilidade no mundo de trabalho para a inserção do Pedagogo Habilitado em Orientação Educacional nas Emrpesas, para atuar junto aos funcionários, encaminhando e reabilitando-os em funções condizentes com o seu conhecimento e o seu modo de ser e se relacionar com outras pessoas.
I - INTRODUÇÃO O presente trabalho aborda a atuação do pedagogo habituado em orientação educacional, na área sócio-econômica, destacando a importância deste profissional desta área nas diversas organizações governamentais e não-governamentais, sua atuação faz-se necessária nesses meios, devido às mudanças e transformações do contexto sócio-econômico e político do mercado de trabalho. Trata-se de um campo em expansão no momento, no qual o indivíduo busca sentido no que faz.
A orientação educacional, ora restrita à área educacional, tem-se ampliado cada vez mais, sendo o objetivo desta pesquisa saber os novos campos de trabalho do pedagogo, habilitado em orientação educacional no contexto social e a sua repercussão no meio político e econômico. Não existe uma fórmula mágica ou uma receita infalível e pronta que defina o papel do pedagogo na empresa. O que existe é uma multiplicidade de possibilidades e um importante e sólido conhecimento a respeito das questões que envolvem a assessoria e as ações do treinamento.