Trabalho De Patologia Bucal
GERAL
Várzea Grande, 2015
Introdução
O presente trabalho tem como tema “Adaptações
Celulares” foi visto sobre os conceitos, diferenciação celular, tipos e exemplos .
DESENVOLVIMENTO
Adaptação Celular
A célula por estar sob influência da programação genética do seu metabolismo, diferenciação e especialização da limitação física das células vizinhas e da disponibilidade de substratos metabólicos possui uma variação muito limitada de sua função e estrutura, no entanto ela é capaz de lidar com as exigências fisiológicas normais mantendo um padrão estável chamado de homeostasia, estresses fisiológicos e estímulos nocivos podem desencadear adaptações celulares funcionais e morfológicas. Se os limites da resposta de adaptação celular são excedidas entra-se no estágio de lesão celular que inicialmente é reversível, basta remover o estimulo nocivo que a célula volta ao normal, mas se o estimulo persistir ou for severo a célula atinge um “ponto de nãoretorno” e sofre lesão celular irreversível que vai culminar em morte celular.
Lesão Celular Reversível: célula agredida pelo estimulo nocivo, tendo alterações funcionais e morfológicas, mantendo-se viva e recuperando-se quando o estimulo nocivo é retirado.
Lesão Celular Irreversível: célula incapaz de se recuperar depois de cessada a agressão até a morte celular.
Adaptação celular ao crescimento e à diferenciação
Conceitos:
Crescimento celular: é um mecanismo baseado na multiplicação e reposição das células resultante da ação coordenada de agente estimuladores e inibidores da divisão celular.
Diferenciação celular: é a especialização morfológica e funcional das células resultante de controle genético durante a embriogenêse.
ADAPTAÇÕES :
Hiperplasia
Conceito: aumento do número de células pelo aumento dos processos de divisão celular
Tipos:
Hiperplasia Fisiológica
Hormonal: aumenta a capacidade funcional de um tecido quando é necessário
Ex: aumento das mamas e úteros na gestação
Compensatória: aumento da massa