Etiologia e métodos de prevenção da cárie dentária e das doenças periodontais
INTRODUÇÃO
Cárie dentária e doenças periodontais são bastante comuns na população, não só brasileira como também mundial, sendo assim um problema de saúde que deve receber a atenção das autoridades responsáveis e, como toda doença, também dos indivíduos em si. Tendo em vista este problema e a vontade de eliminá-lo, ou ao menos diminuí-lo, é necessário estudar o que o causa e o que pode ser feito para combate-lo e/ou preveni-lo.
Por meio desse fato, foi realizado um estudo na literatura acerca da etiologia e dos métodos de prevenção da cárie e das doenças periodontais, buscando primeiramente conhecer as causas dessas doenças para, assim, discutir as melhores atitudes a serem tomadas de forma geral para prevenir estes males, englobando não só a população, como também o meio em que vivem. Serão abordados, aqui, fatores biológicos e sociais dessas doenças, envolvendo as principais causas.
Muitos estudos já foram feitos para investigar e comprovar os mecanismos predisponentes, causais e perpetuantes destas patologias, sendo alguns deles utilizados neste trabalho para haver uma discussão acerca das melhores formas de prevenção, pois é mais vantajoso, para todos, evitar o problema antes que seja preciso remediá-lo.
É importante lembrar que estes problemas não são de responsabilidade apenas das autoridades competentes, mas também dos indivíduos em si, que estão em contato direto com as patologias em questão, quando estas existem. Assim, mesmo que sejam discutidas as melhores atitudes a serem tomadas no geral e elas sejam todas colocadas em prática, não significa que haverá erradicação dessas doenças, pois o interesse e o comportamento da população no geral fogem do controle das autoridades competentes a prevenir e combater estas patologias.
ETIOLOGIA DA CÁRIE E DAS DOENÇAS PERIODONTAIS
Cárie e doenças periodontais (gengivite e periodontite) são doenças diferentes, mas ao mesmo