Trab De Filosofia
Karl Marx 2012
Brenda Geovanna Nº05
Mariana de Araújo Nº28
Agatha Kalliman Nº02
Matéria – Filosofia
O Pensamento de Karl Marx
A dialética marxista postula que as leis do pensamento correspondem às leis da realidade. A dialética não é só pensamento: é pensamento e realidade a um só tempo. Mas, a matéria e seu conteúdo histórico ditam a dialética do marxismo: a realidade é contraditória com o pensamento dialético. A contradição dialética não é apenas contradição externa, mas unidade das contradições, identidade: "a dialética é ciência que mostra como as contradições podem ser concretamente (isto é, vir-a-ser) idênticas, como passam uma na outra, mostrando também porque a razão não deve tomar essas contradições como coisas mortas, petrificadas, mas como coisas vivas, móveis, lutando uma contra a outra em e através de sua luta." Baseado em Demócrito e Epicuro sobre o materialismo e em Heráclito sobre a dialética (do grego, dois logos, duas opiniões divergentes), Marx defende o materialismo dialético, tentando superar o pensamento de Hegel e Feuerbach. A dialética hegeliana era a dialética do idealismo (doutrina filosófica que nega a realidade individual das coisas distintas do "eu" e só lhes admite a ideia), e a dialética do materialismo é posição filosófica que considera a matéria como a única realidade e que nega a existência da alma, de outra vida e de Deus.
Frase : “A união entre trabalho, instrução intelectual, exercício físico e treino politécnico elevará a classe operária”
A Ideia de Karl Marx era tornar o socialismo tanto evoluído a ponto de criar um comunismo perfeito, para ele o socialismo seria o último passo para o comunismo, a qual cada um saberia seus direitos que não precisasse de nenhum estado interventor sobre