Programa de saúde a família
Programa Saúde da Família (PSF)
O que é?
É o Programa no Ministério da Saúde que o Governo do Distrito Federal implantou em 1999, para melhorar a saúde da população e sua qualidade de vida.
O Programa Saúde da Família (PSF) trabalha dentro de uma nova lógica, com maior capacidade de ação para atender às necessidades de saúde da população de sua área de abrangência. A função da Equipe de Saúde da Família (ESF), é prestar assistência contínua à comunidade, acompanhando integralmente a saúde da criança, do adulto, da mulher, dos idosos, enfim, de todas as pessoas que vivem no território sob sua responsabilidade.
O PSF faz parte da rede distrital de saúde. Não é um serviço paralelo, separado do restante. Pelo contrário, o PSF integra o sistema de saúde local.
Equipe do PSF
O Programa Saúde da Família no DF, conta com as ESF, Equipes de Saúde da Família, e com as ESB, Equipes de Saúde Bucal. Cada Equipe de Saúde da Família (ESF) é composta, no mínimo, por 1 médico generalista (com conhecimento de clínica geral), 1 enfermeiro, 1 auxiliar de enfermagem e 5 agentes comunitários de saúde. Cada Equipe de Saúde Bucal (ESB), por sua vez, conta com 1 dentista, 1 THD (Técnico de Higiene Bucal) e 1 ACD (Atendente de Consultório Dentário).
Existem recomendações e critérios para definir a população atendida por uma ESF. Por esses critérios, cada Equipe de Saúde da Família é responsável por um número determinado de famílias. Recomenda-se que cada ESF acompanhe entre 600 e 1000 famílias, não ultrapassando o limite máximo de 4500 pessoas.
Principais Atividades em atenção básica executadas pelas ESF e ESB.
Saúde da Criança
Vigilância Nutricional:
Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento.
Promoção do aleitamento materno.
Referência para exames laboratoriais em Centros de Saúde ou Hospitais Regionais.
Combate às carências nutricionais.
Imunização:
Controle do Cartão de Vacinação.
Busca de faltosos.
Participação em Campanhas de Vacinação.