Fisioterapia
O QUE É TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO
Uma pessoa com somatização apresenta muitas queixas difusas de caráter físico. Embora possa afetar qualquer parte do corpo, os sintomas exprimem-se mais freqüentemente como dores de cabeça, náuseas e vômitos, dor abdominal, menstruações dolorosas, cansaço, perdas de consciência, relações sexuais dolorosas e perda do desejo sexual. Embora os sintomas costumem ser primariamente físicos, também podem referir ansiedade e depressão. As pessoas com somatização descrevem seus sintomas de um modo dramático e emotivo, referindo-se-lhes freqüentemente como «insuportáveis», «indescritíveis» ou «o pior imaginável». Alem deste transtorno de somatização não tem diagnostico clinico, pode ser feito vários exames que não vai ser diagnosticado.
Essas pessoas mostram uma extrema dependência em suas relações sociais. Pedem cada vez mais ajuda e apoio emocional e podem enfurecer-se quando sentem que não lhes satisfazem suas necessidades. São muitas vezes descritos como exibicionistas e sedutores. Numa tentativa de manipular os outros, podem ameaçar suicidarem-se ou inclusive tentarem-no. Estão freqüentemente descontentes com a assistência médica que recebem e saltam de um médico para outro.
Os sintomas físicos parecem ser um modo de pedir ajuda e atenção. A intensidade e a persistência dos sintomas refletem o desejo intenso da pessoa de ser atendida em cada um dos aspectos da sua vida. Os sintomas também parecem servir a outros propósitos, como permitir que a pessoa iluda as responsabilidades da vida adulta. Os sintomas tendem a ser incômodos e impedem a pessoa de se envolver em projetos atrativos, o que sugere que também sofre de sentimentos de incapacidade e de culpabilidade. Os sintomas impedem o prazer e, simultaneamente, atuam como castigo.
Tabela1: Sintomas e Síndromes comumente relatados por pacientes com somatizaão.
Sintomas gastrointestinais:
Vômitos
Dor abdominal
Náuseas
Distensão abdominal e