trabalho de observação
1.INTRODUÇĀO
Este trabalho tem como finalidade inserir o aluno de Psicologia, na prática da observação dos fenômenos do desenvolvimento da criança, para que esse aluno entenda as dificuldades envolvidas na observação no estudo de crianças. Observamos então uma criança de 3 anos, M.R. na casa de sua avó.
TEORIA
Conceitos Básicos e Métodos
Uma introdução ao desenvolvimento humano
O campo da ciência do desenvolvimento humano é a aplicação de métodos científicos ao estudo das mudanças relacionadas à idade no comportamento, no pensamento, na emoção e nāo personalidade. Como tal, a ciência do desenvolvimento utiliza teorias e pesquisas de várias perspectivas disciplinares diferentes.
Desenvolvimento Físico e Saúde na Segunda Infância
As mudanças físicas entre as idades de 2 e 6 anos são menos drásticas.
O cérebro e sistema nervoso
Diversos marcos neurológicos importantes são alcançados entre as idades de 2 e 6 anos. Esses marcos provavelmente representam as bases neurológicas para os notáveis avanços no pensamento e na linguagem que ocorrem durante esse período.
O corpo caloso, a estrutura cerebral através da qual os lados esquerdo e direito do córtex se comunicam, cresce e amadurece mais durante a segunda infância do que em qualquer outra etapa da vida. O crescimento dessa estrutura acompanha a especialização funcional dos hemisférios esquerdo e direito do córtex. Esse processo é denominado laterização.
A experiência molda o ritmo em que a laterização ocorre.
A mielinização dos neurônios da formação reticular, como a estrutura cerebral que regula a atenção e a concentração, é outro marco importante do desenvolvimento cerebral na segunda infância. Isso significa, por exemplo, que, aos 2 anos, as crianças são mais capazes de ouvir uma historia do começo ao fim do que quando eram mais