TRABALHO DE MÁQUINAS E AUTOMAÇÃO ELÉTRICA
1. Apresentar trabalho de pesquisa sobre os dispositivos utilizados em Controle de Máquinas, mencionando exemplos de aplicações (máquinas, processos,...), fotos ou diagramas e
SIMBOLOGIA relativa:
1.1) Dispositivos de Proteção:
a) Fusíveis;
A NBR 5410 prescreve que todo circuito, incluindo circuito terminal de motor, deve ser protegido por dispositivos que interrompam a corrente, quando pelo menos um dos condutores for percorrido por uma corrente de curto-circuito.
A interrupção deve ocorrer num tempo suficientemente curto para evitar a deterioração dos condutores. Essa interrupção deve se dar por dispositivo de seccionamento automático. A norma aceita a utilização de fusíveis ou disjuntores para proteção específica contra curtocircuitos.
Os dispositivos fusíveis podem ser do tipo gG, gM, aM. A primeira letra indica a faixa de interrupção: fusíveis tipo g - fusíveis de capacidade de interrupção em toda faixa; fusíveis tipo a - fusíveis de capacidade de interrupção em faixa parcial. A segunda letra indica a categoria de utilização e define com precisão a característica tempo-corrente, tempos e correntes convencionais, e regiões de atuação. gG indica fusíveis, com capacidade de interrupção em toda a faixa, para aplicação geral; gM indica fusíveis, com capacidade de interrupção em toda a faixa, para proteção de circuitos de motores; aM indica fusíveis, com capacidade de interrupção em faixa parcial para proteção de circuitos de motores.
As formas construtivas mais comuns dos fusíveis aplicados nos circuitos de motores são os tipos D e NH. O fusível tipo D é recomendado para uso residencial e industrial, uma vez que possui proteção contra contatos acidentais, podendo ser manuseado por pessoal não qualificado. Os fusíveis do tipo NH devem ser manuseados por pessoas qualificadas, sendo recomendados para ambientes industriais e similares.
Os fusíveis são caracterizados