gestão estrategica
1) Apresente os sete erros de Eike Batista, segundo a revista Exame e disserte como o planejamento estratégico poderia ter reduzido seu impacto sobre as empresas do grupo?
2) Identifique as lições de A Arte da Guerra ,que se fossem aplicadas poderiam ter evitado o colapso?
Respostas: 1) 1° Não protegeu a empresa de seus próprios defeitos.
2°Diversificou ,mais concentrando riscos.
3° Guiou-se pelo mercado acionário e não pela dinâmica de cada setor.
4° Desenhou uma estratégia de tudo ou nada .
5° Enriqueceu executivos sem enriquecer a empresa.
6°Confundiu ambição com pressa.
7°Promoveu apenas otimistas.
Não houve ,nas empresas do grupo, um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação,também não houve,relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativas.
2) Foco em suas qualidades: Sun Tzu fala sobre a importância de compreender suas qualidades e seus pontos fortes, fala sobre utilizar esta força em sua maior potencia para subjugar seu adversário, é sempre melhor trabalhar pontos fortes do que desperdiçar muitos recursos onde é muito difícil para você crescer.
Descubra os pontos fracos do oponente: Sun Tzu não apenas fala sobre a importância de focarmos nos nossos pontos fortes mais também fala sobre como utiliza-los, acertando de cheio os pontos fracos dos adversários, se sua empresa tem uma logística superior ao concorrente e ele peca gravemente nisto, faça disto seu diferencial, use seu ponto forte encima do ponto fraco dele.
Toda adversidade pode gerar uma oportunidade: Boa parte do cenário onde estão inseridas nossas