Trabalho De Minerais
Os minerais compostos de silicatos são caracterizados pela forma tetraédrica de seus cristais. Por vezes, os tetraedros se juntam em cadeias, cadeias duplas, folhas ou em estruturas tridimensionais. Eles são subclassificados em grupos baseados no grau de polimerização do tetraedro, tal como nesossilicatos, ciclossilicatos, e assim por diante.
Os carbonatos são sais inorgânicos ou seus respectivos minerais que apresentam na sua composição química o íon carbonato CO3- 2.
O termo carbonato é usado para referir-se a sais e a minerais que contém o íon. O mais comum é o calcário , ou carbonato de cálcio. O processo de remoção destes sais é denominado calcinação.
Sulfato segundo a IUPAC é o íon SO42- , consistindo de um átomo central de enxofre ligado por ligações covalentes a quatro átomos de oxigênio. O ânion sulfato apresenta estado de oxidação 2-.
O anion sulfato forma produtos químicos iônicos solúveis em água, exceto CaSO4, SrSO4, e BaSO4.
Os sulfatos ocorrem como partículas microscópicas resultantes da combustão de combustíveis fósseis e biomassas. Produzem a acidez da atmosfera e produzem a chuva ácida.
Haloides são minerais caracterizados pela combinação dos íons halogênios eletronegativos (Cl-, B-, F- e I-) com metais e metaloides. Os íons são grandes, com carga fraca e são polarizados facilmente.
Um óxido é um composto químico binário formado por átomos de oxigênio com outros elementos. Os óxidos constituem um grande grupo na química pois a maioria dos elementos químicos formam óxidos. Alguns exemplos de óxidos com os quais convivemos são: ferrugem (óxido de ferro III), gás carbônico (óxido de carbono IV ou dióxido de carbono), cal (óxido de cálcio).
Em química, um sulfeto é a combinação do enxofre (estado de oxidação -2) com um elemento químico ou um radical. Há