Trabalho de oleo mineral
Assunto:Oleo Mineral
Prof:
Escola:
Nome:
Curso:Tecnico Em Mecanica
Óleo mineral (também chamado parafina líquida, petrolato líquido pesado, óleo branco ou vaselina líquida) é um produto secundário derivado da destilação do petróleo no processo de produção da gasolina. É um óleo transparente, incolor e quimicamente quase inerte. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades.
Existem óleos minerais de grau técnico e de grau medicinal. Possui diversas aplicações, como óleo para refrigeração e isolamento de transformadores elétricos de potência; para transporte e armazenagem de metais alcalinos (evitando a reação destes com a umidade atmosférica); como laxante (ao lubrificar as fezes e não permitindo a absorção excessiva de água nos intestinos); como hidratante (em cremes e loções), lubrificante, etc. É também usado em forma de emulsão (mistura de água, sabão e óleo mineral) no combate a pulgões e colchonilhas em plantas.
Óleo Mineral – composição/especificações
òleo Mineral origem: Produto derivado do Petróleo.
Nome Químico: Mistura complexa de hidrocarbonetos parafínicos e naftalênicos.
Denominações estrangeiras: White mineral oil.
Especificações técnicas do óleo mineral branco:
Caractarísticas físico-Químicas:
Índices, unidades, valores de referência
Peso específico (20º.C) g/cm3 0,832 – 0,865
Viscosidade cinemática 100ºF c St 13,08 – 15,66
Viscosidade Saybolt 100ºF SSU 70,0 – 15,66
Parafina Sólida - passa
Acidez / Neutralidade - neutro
Ponto de Fulgor º.C > 176
No Brasil são utilizados dois processos de obtenção do Óleo Mineral Branco: a Hidrogenação catalítica e o Tratamento ácido. O Óleo Mineral Branco é obtido em dois graus de qualidade: Grau Técnico e Grau Medicinal.
O Óleo Mineral Branco Medicinal deve apresentar as seguintes características: ser incolor, inodoro (quando frio), insípido, passar no teste de parafina sólida, entre outras