trabalho adubação mineral
Objetivo: Altas produtividades de soja requerem grandes quantidades de nitrogênio, que podem ser obtidas principalmente, a partir da fixação simbiótica. No entanto, há possibilidade da eficiência desse processo biológico ser prejudicada pela deficiência de micronutrientes, especialmente de cobalto e molibdênio. Nesse contexto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a eficiência agronômica e a forma de aplicação de adubação mineral com cobalto e molibdênio na cultura da soja. Para tanto, a cultivar CD-206 foi submetida a diferentes tratamentos que consistiram da combinação entre aplicação de Co e Mo via tratamento de sementes e adubação foliar. As características agronômicas avaliadas foram o número de nódulos, massa seca da parte aérea, massa seca de raiz, número de vagens, número de grãos, massa de mil grãos e produção de grãos.
Uso da Matemática:
Tabelas de dados com análises estatísticas descritivas e matemáticas. Segue abaixo, breve descrição das tabelas:
1. Descrição dos tratamentos aplicados contendo cobalto e molibdênio, com as respectivas doses e formas de aplicação.
2. Número de plantas emergidas aos 14 dias após emergência da cultura e número de nódulos presentes nasraízes de 10 plantas, aos 29, 51 e 87 dias após a emergência, em função da aplicação de Co e Mo, quadrado médio do erro (QME), estimativa da variância de um contraste estimado (V(X) ∧ ∧ ), estatística F tabelado (α ; Gltra; Gle), estatística D do teste de Scheffé, estimativa da média do contraste ( ∧X ).
3. Massa seca da parte aérea e de raízes de soja (gramas) aos 29, 51 e 87 dias após a emergência da cultura (DAE) em função da aplicação de Co e Mo, quadrado médio do erro (QME), estimativa da variância de um contraste estimado (V(X) ∧ ∧ ), estatística F tabelado (α ; Gltra; Gle), estatística D do teste de Scheffé, estimativa da média do contraste ( ∧X ).
4. Número de