Reino Monera
Reino Monera compreende todos os organismos unicelulares e procariontes, representados pelas bactérias e pelas algas azuis ou cianofíceas
Desenvolvimento
O reino monera é formado por bactérias, ciano bactérias e arqueobactérias (também chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado). Esses seres microscópios são geralmente menores do que 8 micrômetros.
As bactérias são encontrados em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde, para o ambiente e a economia. As bactérias são encontradas em qualquer tipo de meio: mar, água doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos.
Exemplos da importância das bactérias:
Na decomposição de matéria orgânica morta. Esse processo é efetuado tanto aeróbio, quanto anaerobiamente;
Agentes que provocam doença no homem;
Em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indústria de transformação do leite em coalhada;
No ciclo do nitrogênio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrogênio atmosférico possa ser utilizado pelas plantas;
Em Engenharia Genética e Biotecnologia para a síntese de várias substâncias, entre elas a insulina e o hormônio de crescimento.
Características :
O reino monera tem: estrutura unicelular;
Tem ausência de cariomembrana;
Tem o citoplasma desprovido;
Tem inexistência de cloroplastos mesmo nas que possuem clorofila
Possuem apenas um DNA que formará cromossomo circular. Possuem mesossomos o reino monera inclui seres fotossintéticos, seres quimiossintéticos e seres que obtém o alimento por absorção. Não existe ingestão nos seres deste reino.
Quanto ao tipo de células: tem parede celular presente na maioria das células. As células deste reino são procarióticas.
Quanto à organização celular: são seres unicelulares solitários ou formando colônias.
Quanto ao tipo de nutrição: pode ser