trabalho de milton
O príncipe
Aluna: Suelen Benfica
Série: 3°A
Curso: Administração
Professor: Milton
Diciplina: Filosofia
Obra de Nicolau Maquiavel , O príncipe .
Indice
1. De poder e mentira
2. De poder e satisfação
3. De poder e súditos
4. Entre políticos
5. De astúcia
6. De interesse e honradez
7. De inteligência e falsidade
8. De inteligência e política
9. De inteligência
10. De ambição
11. De glória
12. De princípio
13. De medo e coragem
14. De violência
1. De poder e mentira: “Aquele que quer ser tirano e não mata a bruto e o que quer estabelecer um estado livre e não mata os filhos de bruto, só por breve tenpo conservará sua obra.”
2. De poder e satisfação: “É que os homens, com satisfação, mudam de senhor pensando melhorar e esta crença faz com que lancem mão de armas contra o senhor atual, no que se engamam porque , pela própia experiência, percebem mais tarde ter piorado a situaçao”
3. De poder e súditos: “Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal.”
4. Entre políticos: “Todos os Estados bem governados e todos os príncipes inteligentes tiveram cuidado de não reduzir a nobreza ao desespero, nem o povo ao descontentamento.”
5. De astúcia: “É melhor ser temido do que amado.” “ Você é aquele que tem de eleger seus inimigos “.
6. De interesse e honradez: “Apenas deve haver o cuidado de não permitir que adquiram eles muito poder e muita autoridade, podendo o conquistador, facilmente, com suas forças e com o apoio das mesmas, abater aqueles que ainda estejam fortes, para torna-se senhor absoluto daquela província.” “Se o partido principal, seja o povo, o exército ou a nobreza, que vos parece mais útil e mais conveniente para a conservação de vossa dignidade está corrompido, deveis seguir o humor e desculpá-lo. Em tal caso, a honradez e a virtude são perniciosas.”
7. De inteligência e falsidade: “Torna-se chefe o defensor