Trabalho Milton
Este trabalho contém basicamente um conjunto de informações históricas sobre a Estação Ferroviária, aqui também analisado arquitetonicamente, localizado no Município de Varginha – MG.
O trabalho realizado pela equipe técnica do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha foi baseado em publicações jornalísticas, livros e entrevistas com pessoas que frequentaram o local desde a inauguração.
Soma-se ainda ao trabalho, fotografias (antigas e recentes) cópias de artigos jornalísticos e planta de mencionada edificação.
A Chegada do Trem em Varginha
Aos 28 dias do mês de maio de 1892, chegava a Varginha o primeiro trem de ferro. A Estrada de Ferro Muzambinho (ou Minas-Rio) não deveria passar por Varginha. Seu traçado foi idealizado objetivando baixar o custo de construção, e, em vista o acidentado relevo da região, o trajeto deveria seguir o leito do Rio Verde, o que evitaria obras maiores de engenharia, como por exemplo, túneis. Em compensação, a Companhia Inglesa ganharia mais por quilômetro construído, porque a linha seguindo o Rio Verde ficaria com o trajeto mais longo. Latifundiários do município de Elói Mendes rejeitavam a passagem da Estrada de Ferro por suas terras, justificando que o “Trem de Ferro” iria espantar os animais e faze-los doentes e por fogo nos pastos e nas matas, “Pra que trem de ferro, se tem cavalos?". Já os varginhenses, voltados para o futuro e o desenvolvimento consideravam os benefícios que a passagem da linha férrea traria para a cidade, já há algum tempo acalentavam a ideia de persuadir a Diretoria da Companhia a modificar o traçado, o que possibilitaria sua passagem por Varginha. A Diretoria da Companhia, então, mandou uma comissão tentar pela última vez uma negociação com o município de Elói Mendes (os mutuquenses). Como não conseguiram levar a termo seu objetivo, resolveram aceitar as sugestões dos varginhenses. Os engenheiros incumbidos pelo