trabalho de metodologia
O trabalho proposto tem como objetivo a implantação de um sistema de coleta seletiva de resíduos sólidos em uma escola do ensino fundamental do município de Conceição do Araguaia, no estado do Pará, Brasil.
2 - METODOLOGIA
2.1 – ETAPAS DO PROJETO
O projeto foi dividido em 3 etapas.
2.1.1 - 1º ETAPA
Na primeira etapa foi realizado um planejamento para execução e coleta de dados do cenário real com o qual se iria trabalhar.
A escola escolhida para o desenvolvimento do projeto foi a escola “Municipal de Ensino Fundamental Aparecida Rosa”, conforme mostrado na Figura 1, devido ser a que mais atende alunos carentes e moradores da zona rural. Estes alunos necessitam de conhecimento sobre a destinação dos resíduos sólidos produzidos em suas residências, pois geralmente estes possuem destinação inadequada, como por exemplo, jogados no rio e córregos, ruas, terrenos abandonados, e principalmente em locais públicos.
Figura 1 – Escola Municipal de Ens. Infantil e Ens. Fundamental Mª Aparecida Rosa.
2.1.2 - 2º ETAPA
Na segunda etapa do trabalho foi realizada análise dos dados coletados na 1º etapa, e selecionada a turma que seria contemplada com o projeto. Foi também realizada a elaboração das dinâmicas utilizadas para facilitar o aprendizado, além de visitas à escola para conhecer o espaço e o comportamento dos alunos no seu dia-a-dia.
2.1.3 - 3º ETAPA
Na terceira etapa foi realizada a execução do projeto com os alunos do 3º ano (2º série) do período da manhã.
3 - Resultados
3.1 - Resultados da 1º etapa
Os dados obtidos nessa etapa foram referentes à aplicação de questionário à equipe administrativa da escola selecionada, com o objetivo de selecionar a turma que seria contemplada com o projeto.
Na Tabela 1 são listadas as comunidades do município de Conceição do Araguaia atendidas pela escola, recebendo os alunos moradores das mesmas.
Tabela 1 – Relação das comunidades que a escola Mª Aparecida Rosa atende.