TENTAÇÃO X PROVAÇÃO
A Bíblia declara que aqueles que têm Cristo devem viver uma vida nova. O velho homem foi crucificado com Cristo e está morto para o pecado. Não há lógica portanto, viver no pecado uma vez que já morremos para ele. O plano ideal de Deus é que vivamos a nova vida sem pecar. Mas, por outro lado, a Bíblia afirma que seremos tentados. Não estamos, pois livres das tentações. Pelo contrário, agora as tentações se tornam mais evidentes. O fato é que estamos envolvidos numa batalha espiritual. Vamos entender um pouco mais sobre a tentação e como vencê-la.
O que é provação e tentação? Provação e tentação são a mesma coisa? Há diferenças?
Porque em algumas Bíblias aparece a palavra tentação, e em outras o mesmo texto apresenta a palavra provação?
Na Bíblia a palavra traduzida como tentação ou provação é a mesma: “peraismos”. Quer dizer teste, prova.
Há vários tipos de provas (I Pe 1:6) a que podemos ser submetidos: perseguições, doenças, problemas sérios, oposição desencadeada por Satanás, aparente distância de Deus, etc...
Todos estes tipos de testes são “provações”.
Há um tipo especial de provação, que é aquela desencadeada por Satanás, visando nossa derrota e valendo-se de uma cobiça interior nossa para acenar-nos com algo que tenta induzir-nos ao pecado. Esta prova é uma “tentação”. Este tipo maligno de “peraismos” Deus não faz. É o que diz Tiago 1:13-15.
1) O que é provação?
Exercício de disciplina e correção, para aperfeiçoamento – (1 Pe. 4.12)
Situação de aflição e sofrimento (RA Sl.132.1; 1 Pe. 1.6)
2) Qual a origem da provação? Origem divina
Gn. 22.1 – Deus provou a fé de Abraão
Ex.16.4 – Deus põe freqüentemente os seus em situações nas quais estes devem provar sua fé
Hb.12.4-10; Hb. 11.17
Os crentes também devem provar os espíritos, para aprender a distinguir entre a ação e a presença do E. S. e os feitos e poder dos espíritos maus. (1 Ts. 5.21, 1 Jo.4.1)
3) Qual o objetivo da provação? Fortalecer a