teoria clássica da administração
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência.
Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das idéias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
Princípios Básicos
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
Divisão do trabalho
Autoridade
Disciplina
Unidade de comando
Unidade de direção
Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral)
Remuneração
Centralização (ou Descentralização)
Linha de Comando (Hierarquia)
Ordem
Eqüidade
Estabilidade dos funcionários
Iniciativa
Espírito de equipe
Funções Básicas de uma Empresa
1. Funções técnicas
2. Funções comerciais
3. Funções financeiras
4. Funções de segurança
5. Funções contábeis
6. Funções administrativas
Funções Administrativas
Planejar
Organizar
Dirigir
Coordenar
Controlar
Diferente dessas funções, hoje usa-se apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. (no lugar de Comandar e Coordenar). Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.
Quem é o ser humano?
As teorias propostas por Taylor e Fayol deram ênfase à organização formal e à racionalização dos métodos de trabalho. A organização cientifica do trabalho trouxe uma abordagem rígida,