Trabalho de metodologia científica
O aprofundamento da vida científica passa a exigir do estudante uma postura de auto-atividade didática que precisa ser crítica e rigorosa.
Em segundo lugar, deve se o estudante empenhar-se num projeto de trabalho altamente individualizado, apoiado no domínio e no manejo de uma série de instrumentos que devem estar contínua e permanentemente ao alcance de suas mãos. É com o auxílio desses instrumentos que o estudante se organiza na sua vida de estudo e disciplina sua vida científica.
2) Ao dar início a sua vida universitária, o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal, adquirindo paulatinamente, mas de maneira bem sistemática, os livros fundamentais para o desenvolvimento de seu estudo. Essa biblioteca deve ser especializada e qualificada.
A biblioteca da faculdade deve ser devidamente explorada pelo estudante. O estudante precisa munir-se de textos básicos para o estudo de sua área especifica, tais como um dicionário, um texto introdutório, um texto de historia, algum possível tratado mais amplo, algumas revistas especializadas, todas as obras especificas à sua área de estudo e a áreas afins. Posteriormente, à medida que o curso for avançando, deve adquirir os textos monográficos e especializados referentes à matéria.
Esses textos básicos aqui assinalados tem por finalidade única criar um contexto, um quadro teórico geral a partir do qual se pode desenvolver a aprendizagem, assim como a maturação do próprio pensamento.
Esses textos desempenham, pois, o papel de fontes de consultas das primeiras categorias a partir das quais se desenvolverão os vários discursos científicos.
Numa fase mais avançada de seus estudos, e sobretudo durante sua vida profissional, esses textos formarão a biblioteca do