metodologia do trabalho cientifica
Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifica
Curso: Sistemas de Informação – Noite
Resumo Analítico do texto: - A importância da metodologia na formação do pesquisador
A abordagem do autor, analisa, ressalta, identifica a importância da disciplina metodologia cientifica na formação do pesquisador, usando argumentos sólidos para concretizar sua tese, citando um dos grandes pesquisadores: Descartes, o qual expõe o método Cartesiano da pesquisa, a qual incita ao pesquisador duvidar de tudo relacionado ao objeto em estudo, em seguida fragmentando em partes a fim racionalizar a pesquisa de forma que não haja como refutar as conclusões. A ele se deve a grande gama de descobertas que modificaram o mundo contemporâneo em sentidos bons e maus. Ressalta também, Thomas Kuhn, autor do livro: “A estrutura das Revoluções cientificas” a qual tem como paradigma, modelo aceito pela comunidade cientifica, a qual vai sendo ampliado pela ciência normal.
O sentido pela qual o autor aborda o texto tem finalidade a importância da pesquisa e principalmente a formação do pesquisador, seja ciências humanas ou exatas. Em um ponto de vista , exalta a importância do incentivo da universidade na vida do pesquisador, cabendo a ela proporcionar ao estudante ferramentas , para que o mesmo adquira organização logica do seu pensamento, aquisição de hábitos de estudo cientifico , reflexão e senso critico, fazendo com que o acadêmico, por intermédio da pesquisa, aprenda a ler o mundo e perceber formas de interferir no mesmo de forma producente. No entanto, evidencia a falsa crença de que a ciência tem o poder capaz de dar conta de toda problemática humana.
Contudo, se faz necessário no mundo contemporâneo, deixar o discurso e implementar a prática de tal tese, pois observa-se em variados centros de formação superior uma realidade distante da ideal, para que haja progresso na pesquisa