Trabalho de metodologia científica
O aproveitamento das aulas, é a base de tudo, deve-se documentar toda a matéria abordada em aula, e depois o estudante como complemento de estudo irá realizar pesquisa extraclasse. (SEVERINO, 2000).
Segundo SEVERINO, A.J. “cabe lembrar que para tomar notas de uma aula, de uma palestra, de um debate, não é necessário gravar ou taquigrafar, palavra por palavra, do discurso feito’( pág 44, Metodologia do Trabalho Científico, 2000.)
Neste caso o estudante deve anotar as palavras chaves em seqüências, sem perder o foco aula, em um momento posterior a aula o aluno se tiver prestado atenção as explicações irá lembrar e recompor as anotações. (SEVERINO, 2000).
Quando o aluno observar que o assunto da aula se tratar de conceitos precisos que não conseguiu completar, ele deverá recorrer a pesquisas, procurando assim recompor o texto inicial.
Fazendo assim o aluno estará realizando seus estudos de uma forma racional, sem precisar ficar decorando textos.
1.1-A DISCIPLINA DO ESTUDO
É de suma importância que o estudante divida seus horários, e estabeleça uma disciplina rígida não perdendo o ritmo de estudo. Desta forma o aluno irá observar que a pratica tornará agradável.
Segundo SEVERINO, A.J. “Tais diretrizes são aplicáveis igualmente ao estudo em grupo. Uma vez reunidos no horário combinado, os elementos do grupo devem desencadear o trabalho sem maiores rodeios, definindo-se as várias tarefas, várias etapas a serem vencidas e as várias formas de procedimento. ( pág 48, Metodologia do Trabalho Científico, 2000).
O aluno deverá distribuir seu próprio tempo de estudo de acordo com os seus afazeres diários, lembrando que durante estes períodos, deverá ter um intervalo de meia hora a cada duas horas de estudo.
O cronograma de estudos deve ser usado por todo o período de estudo do aluno, isto ajudará o mesmo a ter um maior aproveitamento no geral. Ou seja, tanto em apresentações de trabalhos, provas, aulas, etc.
1.2-LEITURA E