Trabalho De Metodologia Cientifica
Naeudes Dimas Neres Dias
CLONAGEM DE GRÃOS
Arinos-MG
2015
Clonagem de Grãos
Um clone se constitui de um grupo de plantas obtidas através da propagação vegetativa de uma planta matriz. Todas as árvores de um clone possuem a mesma constituição genética, responsável pela uniformidade existente entre elas. Através do programa de melhoramento genético da seringueira, em andamento pelo Instituto Agronômico, até agora foram obtidos centenas de clones que, em conjunto com clones asiáticos e de grande potencial de produção, encontram-se em fase de avaliação, com vistas à recomendação tanto para o Litoral como para o Planalto Paulista.
O fator que normalmente influencia a produtividade de um seringal é o material a ser plantado. É importante a escolha de clones que propiciem alta produção durante os primeiros anos de sangria, bem como seu ciclo econômico; que respondam bem à estimulação, à baixa intensidade de sangria e que apresentem crescimento satisfatório antes e depois da entrada da fase de produção. Com base nesses caracteres clonais, o heveicultor poderá assegurar alta produção, aliada a alta taxa de retorno sobre o investimento aplicado e em curto espaço de tempo.
As restrições impostas a tais caracteres são as relacionadas aos defeitos inerentes ao clone e a sua interação com os fatores ambientais. Clones com propensão extrema à quebra pelo vento ou suscetibilidade ao mal-das-folhas e à antracnose podem restringir severamente seu uso em certas regiões do planalto e do litoral paulista.
O desempenho na produção de um clone pode ser seriamente afetado pela ocorrência de restrições do local em áreas indicadas ao cultivo de seringueira. Os fatores ambientais de uma região que influenciam a escolha de um clone são: velocidade do vento, umidade atmosférica, tipo de solo, frequência de geadas, disponibilidade hídrica e intensidade e duração da estação seca.
Clones