Trabalho De Metodologia Abnt
Vale ressaltar o ano em que esta obra foi escrita, 1982, provando assim que mesmo que o Direito venha se modificando ao longo dos anos, pois ele que rege a sociedade e a sociedade está em constante mudança, ainda assim torna-se um livro atual por trazer discussões sobre as relações entre o Direito e ideologias que o dividem.
O autor inicia o livro dizendo como ao falar-se do Direito nos lembramos da Lei e como muitas vezes podem ser confundidos, mas ele explica que eles não significam a mesma coisa. Continua essa diferenciação citando uma visão crítica sobre o que o Estado acredita que poderia “convencer-nos de que cessaram as contradições, que o poder atende ao povo em geral...” (pág.8) e em seguida fala-se que devemos ter uma visão crítica acerca da legislação, o que é de vera importância já que o público atingido por essa leitura presuma-se que está criando um conceito sobre o Direito e é interessante que seja uma visão crítica não só quanto a legislação, mas quanto ao universo que o Direito abrange.
Ainda sobre Direito e Lei fala-se de que o Direito não deve ser resumido a dogmas e à pura legalidade, deve ser global, autêntico. O autor foi muito sucinto e feliz em sua colocação, pois no Direito Naturalista acredita-se que a justiça é algo que vem com o homem, o homem faz aquilo que é justo e o que é certo, então o Direito não pode ser visto como um algo único, e sim, algo a ser interpretado e que sempre esteja