complexidade e variedade de produtos de software
Matrícula
OBSERVAÇÕES
1. A Produção Temática deverá ser elaborada observando-se as orientações divulgadas pela Unidade demandante do PSI no Informe, devendo ser encaminhada no momento do registro da manifestação de interesse pelo empregado no SISRS.
2. O envio da Produção Temática pelo empregado observará o disposto no subitem 3.6.8.3.1 do RH040.
P R O D U Ç Ã O T E M Á T I C A
Nos dias atuais, a complexidade e a variedade de produtos de software vêm crescendo consideravelmente. Isso acarreta uma real necessidade de se garantir que estes produtos sejam confiáveis, especialmente devido ao gradual uso de sistemas de software em atividades de alto risco financeiro e humano. Estudos afirmam que controlar a qualidade de sistemas é um grande desafio devido à alta complexidade dos produtos e às inúmeras dificuldades relacionadas ao processo de desenvolvimento. Isto reforça o compromisso de verificar se o software funciona de acordo com o que foi especificado e de detectar problemas que eventualmente não tenham sido previstos durante a fase de Levantamento de Requisitos. Por tudo isso, pode-se afirmar que a Fase de Testes representa um processo de alto valor dentro do ciclo de vida de um software.
Neste cenário, destaca-se a importância dos Testes de Homologação, por se tratarem da última verificação de qualidade, antes da implantação de um sistema. Quesitos como: disponibilidade, confiabilidade, desempenho, além das próprias funcionalidades devem ser criteriosamente avaliados. É ainda interessante ressaltar que nesta etapa os testes devem ser acompanhados pelo Gestor do Sistema, que é responsável por emitir o Termo de Aceite, confirmando que a aplicação atende aos níveis razoáveis de aceitação.
Normalmente os testes realizados durante o desenvolvimento são focados nas funcionalidades e características que os sistemas devem oferecer, são os testes funcionais. Contudo, diversas vezes, quesitos exigidos da área de produção, como a confiabilidade,