infra estrutura de softaer
1462 palavras
6 páginas
Arquitetura de software orientada a componentesOs componentes são grupos de código coesos, na forma de código fonte ou executável, com interfaces bem definidas e comportamentos que fornecem forte encapsulamento do conteúdo e são, portanto, substituíveis. As arquiteturas baseadas em componentes tendem a reduzir o tamanho efetivo e a complexidade da solução e, portanto, são mais robustas e flexíveis.
As arquiteturas orientadas a componentes (SCA) estão sendo cada vez mais utilizadas com o advento dos sistemas distribuídos [Braga et al 2009]. Essas arquiteturas possibilitam o desenvolvimento de aplicações dos mais diversos tipos. A arquitetura também permite que as aplicações possam conversar entre elas e com outras arquiteturas, utilizando algum protocolo de comunicação, como por exemplo, SOAP (Simple Object Access Protocol) utilizado para comunicação com serviços web e Java RMI (Remote Method Invocation) [Senturier ET AL 2009].
Desenvolvimento Baseado em Componentes
Um componente de software pode ser definido como um pedaço não-trivial de software, um módulo, um pacote ou um subsistema, sendo que todos desempenham uma função clara, possuem uma fronteira clara e podem ser integrados em uma arquitetura bem definida. É a realização física de uma abstração do design.
Os componentes vêm de diferentes lugares:
Ao definir uma arquitetura muito modular, você identifica, isola, projeta, desenvolve e testa componentes bem formados. Esses componentes podem ser testados individualmente e gradualmente integrados para formar o sistema inteiro.
Além disso, alguns desses componentes podem ser desenvolvidos para serem reutilizáveis, especialmente os componentes que fornecem soluções comuns para uma ampla variedade de problemas comuns. Esses componentes reutilizáveis, que podem ser maiores que apenas conjuntos de utilitários ou de bibliotecas de classes, formam a base de reutilização dentro de uma organização, aumentando a produtividade e a qualidade geral do software.